2 de outubro de 2009

Curso: O Ato de Criar Vicente Franz Cecim

O Método Dialético e o Caminho do Meio


















Jornal DIÁRIO DO PARÁ 29 Setembro 2009
Escritor fala do ato criativo

Após o sucesso do seminário “Paisagem Interior - Processos Criativos em Literatura & Vida”, o escritor Vicente Franz Cecim dá continuidade ao tema com a palestra “O Ato de Criar - O Método Dialético e o Caminho do Meio”. O encontro acontece amanhã, no auditório do Instituto de Artes do Pará (IAP), com entrada franca.

Em “Paisagem Interior - Processos Criativos em Literatura & Vida”, Cecim abordou a importância dos processos criativos tanto na arte quanto no cotidiano. Desta vez ele fará um panorama sobre o ato criativo das mais diversas linhas de pensamento, tanto ocidental como oriental. “Falo da criação como um todo, não só em arte, mas como ela influencia nas tomadas de decisões, nas relações humanas e na vida pública e privada. Faço a pergunta: você vive passivamente ou criativamente? Se você for criativo, tudo o que vier para você é um desafio”, diz Cecim.

Para provocar esta reflexão, Cecim divide a palestra em dois módulos: no primeiro, abordará todo o processo criativo no Ocidente, tendo como base o método grego, matriz do pensamento ocidental, passando pelos temas Parmênides e Heráclito, Dialética, a Intervenção e Alteração: a Vida como Matéria Prima da Criação e a reflexão final “A Rosa fulgurante de Tennyson & O Erva humilde de Bashô”.

No segundo módulo, o escritor abordará a criação no Oriente, abordando Lao-Tsé e Chuang-Tsé, o Tao e o Caminho do Meio, Observação e Adesão: a Vida como Fluxo e Unidade com o Criador e a reflexão final “Buda e a Figueira & Cristo e a Cruz”.



SOBRE O ESCRITOR

Vicente Franz Cecim recebeu em 1980 o prêmio Revelação de Autor da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte e o Grande Prêmio da Crítica da APCA em 1988, nessa década atribuído também a Hilda Hilst, Cora Coralina e Mario Quintana e ganhou menção especial no Prêmio Literário Internacional Plural, no México, em 1981. É autor de 15 obras que integram o ciclo de romances “Viagem a Andara, O livro invisível”, tais como “A asa e a serpente”, “Silencioso como Paraíso” e “Ó Serdespanto”, elogiado por Eduardo Prado Coelho, um dos principais ensaístas portugueses, e eleito um dos melhores de 2001 pelo jornal O Público, de Lisboa. Seu segundo livro lançado em Portugal, em 2005, foi “K O escuro da semente”.
Vicente Franz Cecim lançou em 2008, pela editora Tessitura, seu mais recente livro, “oÓ: Desnutrir a pedra”. Nesta obra, o autor aprofunda sua demanda de uma nova escritura, mesclando palavra, silêncio da página em branco e imagem. Hoje, atua como gerente de Artes Literárias do Instituto de Artes do Pará.

SERVIÇO
Seminário “O Ato de Criar - O Método Dialético e o Caminho do Meio”, com o escritor Vicente Franz Cecim. Amanhã, das 17h às 20h, no Auditório do IAP (Praça Justo Chermont, nº 236 - Nazaré - ao lado da Basílica). Entrada franca. Informações: 4006-2909 / 2905.