10 de dezembro de 2008

Karta a K* Vicente Franz Cecim

* Texto integral em www.triplov.com

Originais, Originantes, Originários, Plagiantes, Plagiários
& outras subespécies da raça dos escribas


Uma Investigação sobre
o Fenômeno das Migrações Literárias



#

Vejam porque tudo isso me dói tanto:
em mim se dá a 'Angústia da Influência' de que fala Harold Bloom ao contrário: é, não a angústia de ultrapassar ancestrais ou recentes mestres, modelos, matrizes - mas a Angústia de eu mesmo vir a ser ou estar sendo uma Matriz perversora
com a minha Alucinação Invisível de Andara alucinando por aí outros autores.

vFc
Karta a K


#

Sabemos, como sabia Blake, que as Influências Poéticas são
um ganho e uma perda, irreparavelmente entretecidos nos labirintos da História.

Harold Bloom
A Angústia da Influência


#

Eu existo por mim mesmo e para mim mesmo.
As barbas e sobrancelhas dos mestres da Antiguidade não podem
crescer no meu rosto, nem as suas entranhas se instalar no meu ventre:
tenho as minhas próprias entranhas e barbas.
E mesmo quando, em certas ocasiões, a minha obra seja afim da de algum mestre,
é ele que me segue, e não eu que o busca.


Shitao,
o Monge Abóbora Amarga/Kugua heshang
1641-1720
A Pincelada Única



#


a linguagem em que me seria dado não apenas escrever mas também pensar,
não é nem o latim nem o inglês nem o italiano nem o espanhol,
e sim a linguagem de que não conheço uma só palavra,
a linguagem na qual as coisas brutas falam para mim


Hugo von Hoffmannsthal

Uma carta