4 de novembro de 2009

Scherazade na Amazônia: Yara Cecim







Lendário reúne os contos completos de Yara Cecim.






Mãe & Filho: Yara e o escritor Vicente Franz Cecim
A Literatura Paraense de Yara Cecim
Sámela Ramos



Yara Cecim nasceu na Amazônia, Brasil, no dia 13 de maio de 1916, no sítio Caxambu, às margens do rio Tapajós, no município de Santarém e feneceu em 23 de outubro de 2009, aos 94 anos, em Belém do Pará.
O nome da escritora, Yara, significa em tupi mãe d’água, nome que a identifica com sua obra literária, que revela a valorização sem igual dos mistérios que rondam nosso imaginário.
A escritora estreou na literatura só aos sessenta anos de idade, demonstrando que sua convivência com os mitos e lendas da região, tornaram-na uma excelente contadora de histórias, que reverte a tradição oral dos povos amazônidas para a literatura culta, transmitindo-as, assim, às novas gerações.
O ambiente em que cresceu Yara foi extremamente propício para aguçar a sua obra literária, pois em meio aos rios, as cidades ribeirinhas, as rodas de amigos que se reuniam à frente de sua casas para ouvir as estórias e “causos”, a autora cria sua arte a partir da beleza e inventividade das narrativas encantadas da região.
Infelizmente, pouco conhecemos desta tão brilhante escritora, sua obra quase não é lembrada nem entre nós, seus próprios conterrâneos. Sua colaboração ao folclore da região é muito significativa, pois sua obra literária registra as narrativas do mundo Amazônico que muitos não conhecem. Os seres encantados, como a iara, curupira, jurupari, cobra grande, parte do nosso imaginário, são temas indispensáveis nos contos de Yara Cecim. A leitura de suas narrativas nos mostram a genialidade de sua obra que atrai atenção do leitor.

A produção de Yara Cecim em ficção e poesia está reunida em cinco livros. Em 2004, lançou pela editora Cejup, “Lendário – Contos Fantásticos da Amazônia ” (seus contos completos, antes lançados nos livros “Taú-Taú e Outros contos Fantásticos da Amazônia” e "História Daqui e Dali"), uma coletânea que possui lindos contos extraídos do mundo amazônico, numa narratividade singular dos mistérios e do miticismo de nossa região.

Seu filho, o também escritor Vicente Franz Cecim, foi um dos maiores incentivadores para que Yara Cecim escrevesse suas famosas histórias, que ele já ouvia desde criança contadas pela própria mãe. Isso rendeu a ela os prêmios de literatura “Samuel MacDowell” e “Terêncio Porto”, promovidas pela Academia Paraense de Letras.
A escritora Yara Cecim é um exemplo dentre os nossos grandes literários amazônicos, que precisa ser apreciada e lida, sua obra não será esquecida, mas ficará na memória dos amantes da boa literatura de expressão amazônica.

Texto originalmente publicado em 28 de julho de 2008



Obras de Yara Cecim (1916>2009)

Ficção:
Lendário – Contos Fantástico da Amazônia (Cejup, Belém do Pará, 2004)
Taú-Taú e Outros Contos Fantásticos da Amazônia (Cejup, Belém do Pará, 1989)
Histórias Daqui e Dali (Cejup, Belém do Pará, 1993)
Poesia:
Arabescos (Cejup, Belém do Pará, 1991)
Folhas de Outono (Edição do Autor, 1983/ Cejup, Belém do Pará, 1997)